USP - Universidade de São Paulo

Laboratório de Química Inorgânica I

A Química Inorgânica é uma sub-área da química que lida com as propriedades e reatividades de vários compsotos químicos formados por todos os elementos da Tabela Periódica, nesta página você irá encontrar algumas práticas de laboratório usadas no curso de Laboratório de Química Inorgânica do Instituto de Química de São Carlos.

O curso é dividio em dois blocos, no primeiro os alunos seguem práticas tutoradas, onde lhes é forneceido um roteiro e eles têm que executar os procedimentos e entregar um relatório; na segunda parte os alunos são dividos em grupos de cinco a seis e após terem selecionado um assunto devem realizar uma única prática ao longo de 4 a 5 semanas, sendo que na última semana devem apresentar uma monografia e um pequeno seminários de 15-20 min.

A avaliação é realizada em cima das notas de relatório, das notas de uma prova -aplicada entre a primeira e a segunda parte da disciplina- e da noata da segunda parte da disciplina. Esta última é dividida entre a nota dada pelo projeto da prática escolhida, nota da apresentação oral e da monografia.

pratica_1_espectroscopia_eletronica

Prática de Espectroscopia Vibracional